Benefícios da musculação para as mulheres
O desenvolvimento exagerado dos músculos das fisiculturistas, nos leva a pensar que isso é somente possível devido ao uso de anabolizantes. O treinamento para as mulheres não é diferente dos homens no que se refere a métodos, séries e intervalos. Somente a carga é diferente devendo se adequar individualmente de acordo com a idade o grau e o nível de aptidão física de cada uma. Sendo que características físicas dos músculos dos dois sexos ambos são as mesmas, portanto mesmas respostas a estímulo e ganho de força que normalmente atinge o ápice ou próximo dele, depois de três a cinco meses de treinamento. A mulher pode desenvolver até 2/3 da força máxima do homem, Justamente pela diferença de produção do hormônio testosterona. Após cinco meses de treinamento o homem continua a desenvolver e hipertrofiar os músculos.
A manutenção da força física é muito importante para as atividades funcionais porque o modelo feminino estético mais explorado na mídia ainda é o venusiano da mulher formosa, com músculos discretos, torneados, sem “pneuzinhos”, “fina” e com aparência sempre jovem como as atrizes. O percentual de gordura é a grande preocupação da maioria das mulheres e já existe consenso que o treinamento de força ajuda a emagrecer.
Outro benefício é ter um melhor controle e convívio com a TPM. Diversas pesquisas e levantamentos feitos em academia demonstraram queas mulheres sofrem com os sintomas desse mal relacionado de alguma forma com a variação e/ou transição dos níveis de estrógenos e progesterona que podem, entre outras reações relatadas, levar a efeitos depressivos por conta de supostos desníveis da serotonina, mensageiro químico cerebral (neurotransmissor) responsável também pelo humor. Alguns trabalhos mostram que a musculação estimula a produção de hormônios anabólicos e ou substâncias opiáceas tais como a betaendorfina tendo como resposta mais evidente um melhor convívio com o humor.
Comentários
Postar um comentário