Aparelhos e Treinamento Aeróbio

Os principais aparelhos destinados a esses treinos são: esteira, bicicleta ergométrica, step, cross trainer e transport.
Mas na verdade, estes aparelhos não têm somente essa função, é perfeitamente possível fazer também treinamento anaeróbio, sendo que o tipo de treinamento dependerá da intensidade e condicionamento físico da pessoa.
A esteira é o aparelho mais usado nas academias. As mais modernas medem a freqüência cardíaca e informam a velocidade e calorias gastas, entre outras funções.
Na esteira, você pode caminhar ou correr, dependendo da sua condição física e interesse. Para quem está iniciando, é aconselhável caminhar com baixa velocidade e sem inclinação, fazendo assim uma pequena adaptação antes de iniciar planos de corridas.
Treino Sugerido:
1ª semana: caminhe de 15 a 20 minutos com velocidade de 5 km/h.
2ª semana: caminhe de 20 a 30 minutos com velocidade de 5 a 5,5 km/h.
3ª semana: caminhe de 30 a 40 minutos com velocidade de 5 a 6 km/h.
4ª semana: caminhe 40 minutos com velocidade de 5,5 a 6 km/h.
5ª semana: caminhe 3 minutos e corra 2 minutos até completar os 40 minutos.
6ª semana: caminhe 5 minutos e corra 5 minutos até completar os 40 minutos.
7ª semana: caminhe 5 minutos e corra 10 minutos.
8ª semana: caminhe 5 minutos, corra 20 minutos e caminhe 5 minutos.
9ª semana: caminhe 5 minutos, corra 30 minutos e caminhe 5 minutos.
10ª semana: corra 40 minutos.
A bicicleta também é um equipamento muito procurado pelos alunos. O trabalho realizado na bicicleta é muito eficiente, além de ser um exercício de baixo impacto, indicado para gestantes, idosos, pessoas acima do peso e com problemas de coluna. Mas é necessário posicionar adequadamente o corpo, observando a altura do selim e do guidão. Mantenha a perna semi flexionada, não curve as costas e relaxe os braços e o pescoço.
O ritmo das pedaladas é marcado pelas rotações por minuto (rpm) e pela resistência ou carga oferecida.
Treino Sugerido:
1ª semana: 20 minutos na intensidade baixa (carga 1, acima de 70 rpm).
2ª semana: 5 minutos na intensidade baixa, 5 minutos na intensidade média (carga 2 e 3, acima de 70 rpm), 5 minutos na intensidade baixa e 5 minutos na intensidade média.
3ª semana: 10 minutos na intensidade baixa, 10 minutos na intensidade média.
4ª semana: 10 minutos na intensidade baixa, 20 minutos na intensidade média, 10 minutos na intensidade baixa.
5ª semana: 5 minutos na intensidade baixa, 30 minutos na intensidade média, 5 minutos na intensidade baixa.
6ª semana: 5 minutos na intensidade baixa, 10 minutos na intensidade média, 5 minutos na intensidade alta (carga 4 e 5, acima de 70 rpm), 10 minutos na intensidade média, 10 minutos na intensidade baixa.
7ª semana: 5 minutos na intensidade baixa, 5 minutos na intensidade média, 5 minutos na intensidade alta (faça duas vezes), 5 minutos na intensidade média e 5minutos na intensidade baixa.
8ª semana: 10 minutos na intensidade baixa, 10 minutos na média, 10 minutos na alta e 10 minutos na baixa.
9ª semana: 5 minutos na intensidade baixa, 10 minutos na média, 10 minutos na alta, 10 minutos na média e 5 minutos na baixa.
10ª semana: 15 minutos na intensidade média, 10 minutos na alta e 15 minutos na média.
Estes aparelhos exigem grande preparação cardio respiratória, oferencendo dificuldades para iniciantes, principalmente no step - dentre estes, é o aparelho que gasta mais calorias e que deve ser utilizado por pessoas que tem nível médio de condicionamento ou sob a supervisão de um instrutor. Assim sendo, pessoas sedentárias devem iniciar o programa de atividades com esteiras e bicicletas, para depois passar para o step ou cross trainer.
Considerados aparelhos de baixo impacto, não trazem grandes riscos às articulações. Na verdade, qualquer pessoa que apresente dores devido a lesões nas articulações e coluna, devem consultar um médico para fazer exames e iniciar o treinamento somente com a liberação deste e com o acompanhamento de um professor de Educação Física.
Treino Suegrido:
1ª semana: 10 minutos na intensidade baixa.
2ª semana: 15 minutos na intensidade baixa.
3ª semana: 20 minutos na intensidade baixa.
4ª semana: 30 minutos na intensidade baixa.
5ª semana: 20 minutos na intensidade baixa, 10 minutos na intensidade média.
6ª semana: 10 minutos na intensidade baixa, 10 minutos na intensidade média, 10 minutos na intensidade baixa.
7ª semana: 5 minutos na intensidade baixa, 5 minutos na intensidade média, 5 minutos na intensidade alta, 5 minutos na intensidade média, 5 minutos na intensidade baixa.
8ª semana: 10 minutos na intensidade baixa, 5 minutos na intensidade média, 10 minutos na intensidade alta, 5 minutos na intensidade média.
9ª semana: 5 minutos na intensidade baixa, 5 minutos na intensidade média, 10 minutos na intensidade alta, 5 minutos na intensidade média, 5 minutos na intensidade baixa.
10ª semana: 10 minutos na intensidade baixa, 10 minutos na intensidade média, 10 minutos na intensidade
Não esqueça dos alongamentos antes e depois das atividades e, principalmente, de controlar a freqüência cardíaca que deve ser de 60% a 70% da freqüência cardíaca máxima para iniciantes e de 60% a 90% para aqueles que já possuem um bom nível de condicionamento.
Comentários
Postar um comentário