Deixe a preguiça de lado e comece a correr.


corrida1 Deixe a preguiça de lado e comece a correr. Veja como
Por enquanto, fiquem com as dicas de Eduardo Esteves, personal trainer de Araçatuba, para quem quer começar a correr.
1-Uma pessoa sedentária, mas com a saúde em ordem, pode começar a praticar corrida?
A pessoa sedentária pode começar a correr desde que tenha uma liberação médica e saiba respeitar o período de adaptação do corpo à atividade física. O início deve ser gradual. Passar do estado sedentário direto para a corrida não é indicado. Caminhar um pouco mais rápido já pode ser um bom estímulo cardiovascular. O  essencial é contar com a orientação de um profissional que o ajude a superar essa fase de adaptação sem que ocorra nenhuma lesão e sem a frustração de não conseguir alcançar os objetivos.
2-Como é o treinamento básico nessa situação?
O treinamento básico, geralmente, é a caminhada intercalada com curtos períodos de corrida, para estimular o organismo e gerar a adaptação necessária para o corpo. Apenas caminhar de forma constante não estimula o sistema cardiovascular
3-Em quanto tempo a pessoa que está começando treinar conseguirá correr e participar de uma prova de rua?
Isso é impossível dizer, depende muito de cada indivíduo. De maneira geral, em aproximadamente três meses a pessoa já consegue ter um bom resultado, aumentando a resistência aeróbica e iniciando os  primeiros “trotes”. Mas cada um se adapta de uma maneira diferente: uns mais rápidos, outros, mais devagar. Isso sem contar as características individuais ,como sobrepeso, lesões em alguma parte do corpo ou problemas cardiovasculares. Uma pessoa que nunca correu, que não tem nenhuma lesão limitadora e não está obesa, pode começar a correr um percurso de 5Km com seis meses de treino.
4-Há diferenças entre correr na esteira e no parque?
Sim, na esteira a intensidade da corrida é menor, pois existe uma vantagem mecânica. Você não está se deslocando efetivamente, o chão é que está passando por baixo de você. Por isso é mais fácil praticar a corrida na esteira. Por outro lado, o ambiente controlado de uma sala de academia, com temperatura constante e sem variação climática é um ponto favorável para a continuidade do treino independentemente do clima. No parque, apesar dos estímulos dos amigos, da natureza, a corrida é mais dura e existem variações de terreno, desníveis e mudanças climáticas que podem atrapalhar o treino. 
 5-Os resultados são os mesmos?
Para o sistema cardiovascular os resultados são os mesmos. Já para o sistema motor, composto pelos músculos, ossos e articulações, correr ao ar livre traz inúmeros benefícios, pois coloca o corpo em contato com diferentes estímulos.
6-Como deve ser a alimentação e as roupas de quem quer começar a treinar corrida?
A hidratação e os cuidados com o corpo são essenciais. Quem começa a correr deve evitar os horários de sol para praticar a atividade e usar roupas leves. Como a corrida é um exercício que exige muito da parte inferior do corpo, e os pés acabam sofrendo grandes impactos, é necessário usar um par de tênis adequado para não causar lesões. Outra dica fundamental é a alimentação. Uma pessoa, seja ela iniciante ou avançada em corrida, não pode treinar de estômago vazio e deve evitar ingerir doces e alimentos com alto índice glicêmico antes do treino. A pessoa que está começando a correr deve ter, acima de tudo, calma. Os resultados irão aparecer conforme o tempo de treino e a persistência de cada um. 

Comentários

Postagens mais visitadas