Entenda algumas diferenças de treinar ao Ar livre ou na Academia

Muita gente gosta de praticar exercícios na rua, mas nem sempre e viável, seja porque as ruas já estão cheias, pode estar muito calor, pode estar muito frio ou chovendo, à noite pode ser perigoso ou mesmo no caso das mulheres que podem ser vítimas de piadinhas sem graça. Outro inconveniente que está se tornando um problema sério, são os cachorros abandonados nas ruas. Já houve casos de corredores serem mordidos durante seus treinos ou de cachorros que saem correndo atrás das bicicletas e acabam se machucando.
Bom então vamos ser otimistas pois existem em algumas cidades brasileiras com pessoas de boa vontade que recolhem esses animais, tratam deles e depois fazem doação.
Ah não posso esquecer do fato de ter muito buraco, sair pra correr e torcer o pé não é nada legal. Por isso tudo, se for para praticar suas atividades ao ar livre, é preferível que vá para lugares próprios para prática assim não tem dor de cabeça.
Corrida na rua Vs Esteira:

A esteira tem a vantagem óbvia de estar em local fechado, onde a variação climática não interfere, mas a desvantagem de ser muito chato e monótono, perdendo de goleada para a corrida externa, onde as mudanças de ambiente são motivadoras e prazerosas. As atenções dos técnicos e atletas se voltaram para esse equipamento quando em 1989 o americano Ken Martin ao terminar em segundo lugar a Maratona de Nova York com o tempo de 2h 09m 34s declarou que parte do seu treinamento de longa distância era realizado na esteira. O mesmo aconteceu com Ingrid Kristiansen (2h21m06s) e Joan Benoit (2h21m21s), nos bons tempos. Benoit, depois de ser submetida a uma artroscopia reiniciou seus treinamentos em esteira pela necessidade de retorno imediato aos treinos em 1974 sem estar apta à atividade com impacto. A esteira foi a grande solução em função do amortecimento. A maioria das esteiras hoje permite velocidade programada de até 20 km/h e uma inclinação de até 15%, o suficiente para agüentar qualquer corredor fundista.
Correr nesses equipamentos, exige alguns cuidados tais como ao parar, não descer imediatamente quando terminar o exercício. É normal as pessoas se sentirem meio tontas porque o equipamento reduzindo o impacto em até 30% faz com que os órgãos sensoriais comandados pelo labirinto, trabalhem com uma informação como se o indivíduo pesasse menos. Além disso, nesse momento, é quando o corpo reorganiza o aporte sangüíneo e isso pode provocar uma tonteira momentânea sem maiores complicações.
Outra grande vantagem, pegando carona na metodologia do spinning, é a possibilidade de simulação de percurso variando a inclinação e a velocidade, só não dá para simular as descidas, mas isso é também uma vantagem porque sabe-se que a descida sobrecarrega muito os músculos posteriores da coxa em função das contrações excêntricas.
É bom lembrar… A esteira é muito boa, coisa e tal, mas para os corredores que participam de provas ela deve ser usada como opção de treinamento. Todas essas vantagens podem viciar deixando o indivíduo menos atento quando voltar para a rua. Ao ar livre, as irregularidades do piso desenvolvem um mecanismo reflexo contra as torções e a segurança das esteiras podem diminuir isso. Portanto, o ideal, para quem tem problemas, é treinar durante a semana na esteira e no fim de semana aproveitar a natureza.
Bike em academia Vs Bike na rua:

Se não tem experiência, prefira o treino interno ou aproveite a paisagem e a brisa com cuidado e prefira pedalar sempre com a companhia de outras pessoas.
Subir escadas Vs Aparelho que simula subir escadas (Fit step):
Praticamente não há vantagem no treino externo, já que a paisagem não muda, a não ser que você esteja em um belíssimo cartão postal ou na escadaria de uma igreja centenária! O problema em subir escadas é, depois, ter que descer. Essas descidas constantes significam grande esforço para os joelhos, tendões e ligamentos. No aparelho da academia você só sobe, já que é uma escada rolante, e controla sua freqüência cardíaca com muito mais eficiência e existe também um aparelho que faz movimentos circulares que são os Cross Trainers ou também conhecido como Ellíptico. Esse exercício é excelente para ajudar na definição das pernas, mas, sem o aparelho, tome cuidado!
Treinamento Funcional ao ar livre:

Espero que ninguém mais acredite na teoria que só aeróbico emagrece. Se sobrar alguma dúvida, leia nos posts antigos. Para emagrecer com consistência é preciso uma reeducação alimentar, fazer musculação e completar essa combinação com aeróbico. Aproveite bem sua opção e bons treinos.
Comentários
Postar um comentário