Pesos livres vs Máquinas – Qual deles é o melhor?

Faz muito tempo que dentro e fora das academias ouço a discussão sobre pesos livres Vs máquinas. Quando comecei a fazer musculação eu era uma adolescente magrinha, não sabia nada sobre a atividade e queria usar os equipamentos que me possibilitassem um progresso mais rápido aliás é o que todos querem né?
Tive muita sorte de começar minha prática de musculação em uma academia grande e bem conceituada, o que possibilitava um treinamento amplo e bem explorado tanto nas máquinas como nos pesos livres. Obtive resultados rápidos, a custa de muito esforço e dedicação e sempre achei que as máquinas me davam maior conforto e segurança durante a execução dos exercícios.
Máquinas

Dão mais segurança aos iniciantes, permitem que a contração obedeça a um ângulo variável , que obriga o músculo a contrair-se praticamente por igual durante todo o movimento, e tornam o treino mais rápido e menos chato, já que não é necessário montar e desmontar pesos na maioria das máquinas.
Mas preste atenção, isso vale para as máquinas mais modernas das melhores marcas, normalmente são muito caras e importadas, com isso o normal é ve-las nas grandes academias. Já vi e experimentei cada aparelho inacreditável que ao invés de ajudar até atrapalha, ou porque o ângulo do posicionamento para execução do exercício não ajuda, ou porque não possuía ajustes suficiente para pessoas longilíneas (pessoas com estrutura do corpo longa), vi até alguns aparelhos com falta de carga e precisando colocar caneleiras ou harteres extra para aumentar sobrecarga.
Pesos livres

O que eu acho muito legal é a possibilidade que os pesos livres trazem para trabalhar vários músculos ao mesmo tempo, pois para a execução de um supino por exemplo (exercício para o peitoral), é necessário além da contração de peitoral uma contração abdominal para não haver hiperextensão da lombar e isso também proporciona mais força na realização do exercício. Isso também ocorre nas máquinas mas com uma intensidade bem menor pois ela já tem o posicionamento ideal para aquela execução.
Treinamento funcional ajudando na evolução dos aparelhos
Atualmente os fabricantes de aparelhos de musculação estão sentindo uma certa pressão com a onda do treinamento funcional que é realizado com pesos livres, com isso esses fabricantes estão elaborando aparelhos que possibilitem que a pessoa fique em pé, sentada, deitado, faça movimentos com maior ou menor amplitude, tudo isso em um único aparelho. Um bom exemplo são os aparelhos da FreeMotion Fitness, mais conhecidos como FM, no Brasil algumas academias ainda tem exclusividade nesses aparelhos. Mas seja qual for a marca esse tipo de aparelhagem está fazendo com que os pesos livres fiquem um pouco ultrapassados.
Resumindo, se você treina em uma academia que dispõe desses equipamentos use e abuse. Agora se os equipamentos forem de segunda linha e ou mais antigos não têm a mesma ergonomia e conforto para treinar, nesse caso é preferível usar os pesos livres para a maioria dos exercícios, pois eles permitem que se ajuste o ângulo de execução e aumente a amplitude dos movimentos. Bom treino à todos.
Comentários
Postar um comentário