Personal Trainer – Treinador Pessoal


personal Personal Trainer   Treinador Pessoal
Entre uma conversa e outra posso observar que muitas pessoas ainda não praticam atividade física (o que é um absurdo) com a desculpa de que não tem tempo, tem uma vida muito corrida, não gosta do universo das academias entre outras milhares de desculpas, porque isso é o que não falta né minha gente. Porém o que muitos pensam é que a atividade física é coisa de gente fresca (imagina).
Ai ai ai pessoal, exercícios físicos devem ser vistos com a mesma importância de se alimentar, dormir, tomar banho enfim, como uma necessidade básica do ser humano. Seu corpo precisa disto, e não estou falando da parte estética, estou falando da parte fisiológica, lá dentro de você. Quando praticamos qualquer tipo de exercício, tudo no nosso corpo funciona melhor, nos concentramos mais, dormimos melhor, o coração fica forte, enfim tudo tudo mesmo, vai melhorando, de dentro para fora.
Porém é real sim que hoje em dia as pessoas tem pouco tempo para si e também é importante pensar que atividade física tem que ser feita com segurança e estejamos certos de que estamos realizando tudo de maneira adequada para alcançar nossos objetivos. A execução de exercícios errados ou que não seja ideal para nosso corpo, pode trazer consequências graves a saúde, pois cada indivíduo é um indivíduo e não devemos de jeito nenhum utilizar de receitas prontas, porque o que é bom para uma pessoa pode não ser bom para você.
E qual será o planejamento adequado de treinamento que permite conciliar a segurança no alcance dos objetivos em um menor intervalo de tempo?
A resposta desse questionamento dependerá da qualidade e da competência do seu treinador. Sendo ele personalizado, as chances de cumprimento das metas serão maiores, no sentido de respeito à sua condição fisiológica e ao seu estado emocional, que se alteram em vários momentos da vida.
Outro ponto importantíssimo que ocorre nessa relação personalizada de professor-aluno é a motivação durante o treinamento, que representa uma parcela muito satisfatória na continuidade, progressão e evolução dos objetivos pré-estabelecidos. Assim, existe grande possibilidade de se obter todos os benefícios gerados pelo exercício físico bem orientado.
Não podemos esquecer que a cada dia crescem os números de obesos, de doenças causadas pelo sedentarismo e dietas hipercalóricas inadequadas, resultados da vida moderna que muito me assusta. Vejo pessoas mudando seu corpo dia após dia sem fazer nada. A roupa não entra mais, o cansaço chega mais cedo, a falta de concentração e a irritabilidade aumentando e as coisas só vão mudar se quando esta pessoa precisar ir ao médico, porque isso é um fato que vai acontecer, o médico obrigar a realização de algum exercício físico, ou sua vida pode passar a depender de remédios, isso se ainda houver remédios para o caso.

250px Personal trainer showing a client how to exercise the right way and educating them along the way Personal Trainer   Treinador Pessoal
Mas, diante deste quadro assustador, quem é o profissional capacitado a exercer este papel de salvador?
O profissional de Educação Física especializado na prescrição e acompanhamento de exercícios físicos, responsável pela elaboração do programa de atividades físicas, direcionadas às condições físicas do cliente e às suas expectativas de uma forma individualizada e objetiva, diz Prof. Fausto Arantes Porto. Este profissional destacou-se no Brasil na década de 90, surgia uma nova proposta de exercício supervisionado chamado “Personal Trainer”. O mercado passou a requisitar profissionais da área de avaliação e prescrição de treinamento, que fossem capacitados para elaborar programas de exercícios individualizados, com um maior grau de profundidade e controle no acompanhamento das atividades desenvolvidas. Portanto, o Personal Trainer é um dos mais importantes profissionais da área de saúde e educação física no século XXI, pois no mercado competitivo as pessoas buscam resultados rápidos e com alta qualidade.
Definição:
Treinador pessoal (do inglês personal trainer) é um profissional obrigatoriamente com formação em Educação Física e habilitado através do CONFEF, que está capacitado a ministrar e supervisionar os treinamentos seguindo os objetivos de quem o contrata e respeitando os Princípios Básicos do Treinamento.
O Personal Trainer poderá seguir diversas áreas da Educação Física, tais como: Musculação, Yoga, Pilates, Alongamento, Corrida, Triatlon, Fitness, Artes Marciais, Esportes Coletivos entre outros.
Sua atuação não está restrita a academias ou clubes. Poderá se desenvolver também em praças, residências ou condomínios. O trabalho do Personal Trainer pode ser complementado e obterá melhores resultados, se for simultaneamente desenvolvido com outras áreas da Saúde, a saber: Nutrição, Fisioterapia e Cardiologia.
Fonte: Wikipédia
Afinal Personal Trainer ou Personal Training?
Personal = individual, particular.
Training = treinamento, aprendizado – o serviço.
Trainer = treinador – o profissional.
A quem ele se destina?:
  • Quem se preocupa com a saúde, a qualidade de vida, forma física e performance.
  • Quem tem agenda comprometida, vida agitada e falta de tempo.
  • Quem deseja privacidade.
  • Quem deseja e necessita de exclusividade e atenção.
  • Quem não gosta do barulho e agitação das academias e outros centros de prática desportiva.
  • Quem deseja aumentar a eficiência de seus esforços em relação aos exercícios físicos.
  • Quem precisa de exercícios para melhorar o quadro de saúde, diabéticos, hipertensos, pessoas com excesso de peso, asmáticos…
Basicamente, qualquer pessoa que queira atendimento, orientação e atenção exclusivos, segurança e objetividade nos exercícios físicos.
Os principais diferenciais na contratação desse profissional são:
  • O atendimento e acompanhamento individualizado.
  • Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios.
  • Possibilidade de variação das modalidades e atividades de exercícios.
  • Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas.
  • Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente.
  • Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.
  • Maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.
Engana-se quem acredita que o profissional Personal Trainer só atue em academias, onde a principal busca dos alunos é pela melhoria estética através de exercícios físicos que promovam o emagrecimento.
Existe outro tipo de público que está emergindo e procurando esse tipo de serviço, tais como hipertensos, diabéticos, idosos, gestantes, pacientes nos tratamentos de câncer e pós-cirurgicos. O local de atuação pode ser em ambientes abertos que possibilitem o contato direto com a natureza ou até na própria residência do aluno.
O profissional de educação física que atua como Personal Trainer deve ter um amplo conhecimento nas áreas de anatomia, biomecânica, cinesiologia, fisiologia e afins, bem como possuir uma postura ética que proporcione ótimas relações interpessoais com seus alunos, promovendo o diálogo qualitativo e capaz de formar novas e duradouras amizades.

Comentários

Postagens mais visitadas