Organize seu tempo e chega de desculpas para não treinar

Os exercícios físicos e todos os outros cuidados pessoais também devem ter um horário reservado na sua agenda. Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, revelou que poucos minutos de ginástica diária também podem trazer muitos benefícios para a saúde e para as curvas. Aproveitar o tempo, por menor que ele seja, para botar a malhação em dia é superválido.
Aprender a administrar o tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso nos negócios e na vida. Para ter uma idéia, há diversos livros e cursos no mercado que tratam esse assunto e agora quero direcioná-lo a malhação, para que esta e você não sofram mais com sua ausência devido à falta de tempo.
Atenção: Nunca mais quero ouvir essa desculpa. Nunca mais!
Planejamento do tempo

Segundo Christian Barbosa, especialista em administração do tempo, planejar o dia ajuda você a encontrar tempo para fazer o que precisa – e isso inclui a atividade física. “Priorize apenas aquilo que será feito. As possibilidades devem ficar de lado”, aconselha. Para que o planejamento funcione e não seja mais um desperdício, é preciso assumir um compromisso com você mesmo e, para isso, incluir atividades de lazer e que dêem prazer é fundamental. “Saber o que você faria se tivesse mais tempo coloca você na direção certa. A resposta – seja viajar ou ficar com os filhos – é a sua meta, ou seja, coisas que você deve arranjar tempo para fazer”, explica.
Como driblar os imprevistos
Se os imprevistos são os grandes culpados por grande parte das suas faltas na academia – e até em outros programas -, você pode aprender a driblá-los sem muitas dificuldades. A primeira lição é não agendar mais compromissos do que você pode cumprir. A segunda é sempre reservar um espaço para os imprevistos. E, se eles aparecerem ao longo do dia e o tempo reservado não for o suficiente, não tem problema. Sabe a lei da compensação que funciona na dieta? Funciona aqui também! “Quando organizo meu dia, sempre deixo espaço para eventuais problemas. Caso não seja suficiente, faço uma hora extra, por exemplo”, diz Christian.
Rotina? Nem pensar!
Planejar o dia ajuda você a usar seu tempo de uma forma melhor. Mas cuidado para não confundir organização com rotina. Para isso, é fundamental que o planejamento não vire paranóia – afinal, tudo bem deixar a agenda para lá uma vez ou outra. “A neurose sempre faz mal. Então, recomendamos flexibilidade: planejar apenas 70% do dia e incluir atividades que você curta é importante”, diz o especialista.
Para não deixar a atividade física de lado

Saber a maneira correta de administrar a sua agenda é fundamental, mas entender aquilo que faz com que você perca o controle das atividades é o primeiro passo.
Afinal, é preciso antes identificar o problema para depois solucioná-lo.
Confira os cinco erros mais comuns de acordo com Barbosa:
- Não anotar suas demandas:
Se você faz gestão de tempo por memória, é provável que as urgências e esquecimentos tornem-se rotineiros. Isso porque é muito mais fácil e assertivo planejar algo que se consiga visualizar claramente e, assim, desenhar sua estratégia para execução. Faça o que chamo de “Seção Descarrego”, tire tudo da cabeça e escreva o que deve ser feito na agenda ou computador, como for de sua preferência;
- Lotar a segunda-feira:
Uma segunda-feira mal planejada é a chave para estragar o restante da semana. Se você perder o controle das suas atividades no primeiro dia e não recuperar na terça-feira, dificilmente conseguirá manter o planejamento semanal. Além do que, você pode ter o sentimento de improdutividade por não ser capaz de finalizar tudo o que pretendia;
- Planejar o dia:
O dia não deve ser planejado, já é tarde demais para fazer isso, ele deve ser priorizado! O planejamento é antecedência, isso significa que você deve pensar nas suas atividades, no mínimo, dos próximos 3 dias, caso contrário será quase impossível reduzir as urgências previsíveis;
- Trabalhar por e-mail:
Quem paga seu salário não é o seu servidor de mensagens eletrônicas, logo, não trabalhe para ele. Quem define a sua rotina é você mesmo, e não as demandas que chegam pela Internet. É um grande erro ficar com o correio eletrônico aberto o tempo todo, por isso estipule alguns horários por dia para verificar a sua caixa;

- Usar o calendário para anotar tarefas:Seu dia possui tarefas (tem um dia específico para serem executadas, mas não um horário pré-determinado) e compromissos (ficam na agenda e tem hora de início e término). Dessa forma, a adoção de um calendário não é uma boa alternativa. Isso porque este método não foi feito para agendar atividades ao longo do dia muito e muito menos para realocá-las em casos de furo.
Reserve um horário para a malhação em sua agenda e vamos treinar galera. SEMPRE! Sem imprevistos.
Comentários
Postar um comentário