Exercício Físico ou Atividade Física?
Atividade física e exercício físico são a mesma coisa?
A atividade física compreende qualquer movimento corporal produzido pelos músculos, resultando em um gasto energético superior ao de repouso. Já o exercício físico é toda atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade e aptidão física como a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória. Dentro dessa concepção, estar apto fisicamente significa o indivíduo apresentar condições que lhe permitam bom desempenho motor submetido a situações que envolvam esforços físicos.
A aptidão física relacionada com a saúde é a capacidade de realizar as atividades diárias com vigor e esta relacionada a menor risco de doenças crônico-degenerativas.
A aptidão física relacionada com a saúde inclui os seguintes componentes:
• Aptidão cardiorrespiratória: capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes envolvendo grandes grupos musculares por períodos de tempo prolongados.
• Composição corporal: quantidade relativa de gordura corporal e massa magra (músculos, ossos, pele, sangue e outros tecidos não-gordurosos).
• Aptidão músculo-esquelética:
1. Flexibilidade: capacidade das articulações moverem-se com grande amplitude de
movimento.
2. Força muscular: força máxima exercida contra uma resistência somente em um movimento.
3. Resistência muscular: capacidade dos músculos realizarem um determinado movimento o maior tempo possível sem perder a eficiência.
No início da década de 90 chegava ao Brasil, uma nova proposta de exercício supervisionado chamado “Personal Training”. A evolução deste do processo sofreu influência das aulas particulares de ginástica, da musculação e da grande quantidade de estudos científicos relacionados à atividade física, aptidão física e saúde. O mercado passou a requisitar profissionais da área de avaliação e prescrição de treinamento, que fossem capacitados para elaborar programas de exercícios individualizados, com um maior grau de profundidade e controle no acompanhamento das atividades desenvolvidas.
Comentários
Postar um comentário