HIPERTROFIA PARTE 1 - EXTIMULO EXTERNO





Esse tema é um tanto quanto polêmico, e para falar dele deve ficar bem claro o que é "Hipertrofia". 
Hiper - Elemento que significa muito, em alto grau, além.
Trofia - Estado ou condição nutritiva.


Quando falamos em hipertrofia logo nos vem à cabeça músculos maiores e mais fortes, mas esse fenômeno não se aplica apenas aos músculos e sim a todas as células do corpo, então devemos considerar que todo o tecido corporal, gordura, músculos, ossos e todo o resto passa por essas transformações mediante a estímulos internos e externos. Nesta matéria vamos tratar dos estímulos externos, agentes causadores da "Hipertrofia". Todo tipo de ação sobre o corpo, como gravidade, treinamento físico, alimentação, acidente, dormir e etc., gera essa Hipertrofia. Cada acontecimento ou estímulo gera um tipo diferente de Hipertrofia corporal, então a questão aqui é saber dar o estímulo certo para o objetivo que a pessoa tem. Nas academias, os praticantes das atividades oferecidas buscam a tão famosa Hipertrofia muscular realizando treinamento de força, a tão famosa musculação. Esse tipo de treinamento trás outros benefícios além da melhora da musculatura, um aumento da massa óssea também é um benefício evidente com esse tipo de estímulo, mais esse assunto ficará para próxima matéria onde discutiremos a "Hipertrofia do tecido magro". 

Os lutadores de sumo realizam uma manobra diferente para ocorrer um aumento do tecido adiposo, além de aumento da musculatura, pois precisam ter corpos enormes para a prática da atividade. Outra situação bem conhecida por todos é o aumento do tecido adiposo devido à má alimentação, noites mal dormidas, excessos do dia a dia, e outros. 


Tudo isso acontece porque nosso corpo possui uma programação feita a milhões de anos atrás, onde o ser humano passava por períodos de falta de água e comida, essa falta de substratos freqüentes fez com q o corpo humano se adaptasse ao fenômeno da Hipertrofia. Para entendemos melhor como isso funciona é bem simples, imagine que você precisa carregar uma caixa de 10Kg todo dia, no começo talvez tenha dificuldades, mas com o passar dos dias seu corpo irá se adaptar e irá realizar as adaptações necessárias para agüentar a caixa tranquilamente, se aumentar o peso da caixa novamente irá gerar adaptação. 

Outra situação bem comum de se ver é quando uma pessoa passa muito tempo sem comer, o corpo passa a armazenar mais energia em forma de gordura, isso é hipertrofia das células de gordura. Isso ocorre com todo o resto, o corpo humano sempre trabalha com reservas para manter a vida, se comer demais o corpo irá armazenar tudo em forma de energia para posteriormente poder usar em caso de um período de pouca oferta de substratos. 


Saber estimular o corpo corretamente trará a resposta esperada, não existem milagres nem fórmulas mágicas, apenas causa e efeito sobre o corpo humano.

Comentários

Postagens mais visitadas