HIPERTROFIA PARTE 3 - DESENVOLVIMENTO MUSCULAR



Após entendermos como funcionam os estímulos internos e externos dados ao nosso corpo, vamos falar do fenômeno mais cobiçado e desejado por todos, a famosa hipertrofia muscular.

Qualquer movimento realizado pelo corpo, os músculos são solicitados a se contrair para que ocorra o movimento de um seguimento corporal, ao se contrair e gerar esta ação os musculos são degradados e danificados, e após um período de descanso(sono) eles são novamente refeitos, isso ocorre com qualquer parte do corpo, que vive em constante oscilação de degradação e regeneração.

Em uma sessão de treinamento resistido (musculação), degradamos o máximo de fibras musculares possíveis, para que então, o corpo se refaça ainda maior e mais forte, pois relembrando as matérias anteriores, sabemos que o corpo tende sempre a ter uma reserva corporal. Todo treinamento deve chegar ao limite corporal ou bem próximo dele, para que o corpo seja refeito mais resistente, forte e maior.

Os músculos são altamente adaptáveis, e da mesma maneira que crescem rapidamente, também perdem seu volume com o desuso. Para ter músculos grandes e fortes devemos estimulá-los da maneira correta, e saber que se adaptam rapidamente a qualquer tipo de treinamento, e quanto mais treinado for o indivíduo mais rápido será essa adaptação. Enquanto uma pessoa sedentária pode passa meses executando o mesmo treino sem que seu corpo se adapte, um fisiculturista pode se adaptar ao estímulo em ate duas semanas de treino, e nesse caso ajustes sempre são necessários. Esses ajustes podem ser feitos de diversas maneiras, com mudanças de series, número de repetições, mudança de exercícios ou ate mesmo de angulações do mesmo exercício, diminuição ou aumento no intervalo ente as series e etc...

As maneiras de variar treinamentos são infinitas e cabe a um profissional formado em educação física ministrar essas mudanças e ajustes. Muitos praticantes de musculação, após um tempo se sentem confiantes em montar o próprio treino, mais deixo um alerta, existem relações sutis que devem ser consideradas e que não são levadas em consideração por praticantes não formados. Como sobrecarga das estruturas corporais e adaptabilidade muscular.

Para entendermos todos esses fenômenos que envolvem a hipertrofia muscular, iremos detalhar nas próximas matérias dois assuntos que estão diretamente ligados a esse tema, que são: hipertrofia miofibrilar e hipertrofia sarcoplasmática. Pois muitos atletas e pessoas leigas se confundem ao presenciarem esses fenômenos, e não devemos nos confundir ao fazer nossa escolha, pois a escolha do estímulo dado leva ao efeito desejado ou não.

Obs: tenha sempre o acompanhamento de um profissional formado para obter os resultados esperados. O principal é sempre consultar e exigir que o profissional se identifique e mostre suas credenciais para que não sejamos enganados por charlatães e pessoas "espertas", que não tem direito nem são habilitadas para exercer determinadas funções.

Ex:

1 - professor de educação física prescrevendo dietas ou mesmo dando consultas nutricionais, ou pior ainda, prescrevendo substâncias como hormônios e outras substâncias ilícitas.

2 - nutricionistas e fisioterapeutas prescrevendo exercícios, treinos ou qualquer atividade física em academias ou mesmo ao ar livre.
Fique bem atento a essas situações, pois pode estar sendo enganado e você é o único prejudicado.

Comentários

Postagens mais visitadas