Avaliação física pra quê?
Provavelmente já tenha ocorrido com você de matricular-se em uma academia e receber o aviso de que precisará passar por uma avaliação física antes de começar treinar. Já ouvi algumas pessoas dizerem que tal procedimento é desnecessário e criado para a academia apenas ”pegar” mais dinheiro do aluno. Os que pensam desta maneira estão comentendo um grande equívoco. A avaliação física é imprescindível para o profissional avaliar a sua atual situação física e elaborar o melhor planejamento para o seu caso.
Segundo o professor Mauro Guiselini, diretor do Instituto Runner de Pesquisa, a importância da avaliação física é identificar os objetivos do aluno, o seu nível de condicionamento físico, eventuais alterações posturais que possam dificultar ou impedir a prática de determinados exercícios e acompanhar a evolução do aluno. Para o diretor, a avaliação física é, acima de tudo, diagnóstica, pois tem como objetivo identificar o índice de aptidão física e/ou a existência de patologias. Como exemplo disso, o aluno pode ser portador de alguma doença que pode se agravar com a prática do exercício físico.
Esses resultados são fundamentais para se obter um treino adequado e de acordo com a capacidade e objetivo de cada aluno. Em contrapartida, a falta de uma avaliação física pode gerar grandes complicações. “O aluno pode treinar além ou aquém dos seus limites e não ter valor de referência para comparar e acompanhar a evolução”, afirma Guiselini.
As individualidades de cada aluno também são fatores importantes para um resultado satisfatório. Cada treino é elaborado de acordo com os objetivos específicos de cada aluno, incluindo seu nível de aptidão física e a preferência das diferentes modalidades de exercícios que a academia oferece. “Para melhorar a resistência aeróbica, por exemplo, o aluno pode participar de uma aula de spining e caminhar/correr na esteira, ou até mesmo participar de uma aula de step”, completa Guiselini.
Rubem Aricieri Ribeiro, aluno da Runner da unidade Indianópolis, conta o quanto a avaliação física potencializou os resultados dos seus treinos: ”A avaliação física é de extrema importância no monitoramento da atividade física. Por meio de exames periódicos realizados pude comprovar alterações que vinha sofrendo com o stress urbano (alterações na pressão arterial). Hoje estou muito melhor”.
Dentro da Runner, a avaliação física é realizada por um professor de educação física especializado e por um médico cardiologista. Por este motivo, é comum confundir esse tipo de avaliação com avaliação médica. Porém, há uma grande diferença entre elas. A avaliação médica verifica se o aluno está apto, sob o ponto de vista médico, para se exercitar. Já a avaliação física tem como objetivo identificar o nível de aptidão física e, a partir disso, fazer a prescrição de exercícios.
Uma avaliação física confiável deve conter os seguintes passos:
•Avaliação da composição corporal – determina o percentual de gordura, massa magra, índice de massa corporal e peso.
•Avaliação Postural – verifica as alterações posturais e norteia a prescrição de exercícios e atividades indicadas individualmente.
•Avaliação Antropométrica – confere peso, estatura e circunferências. Analisa se existe alguma assimetria e diferença entre os membros do corpo humano.
Comentários
Postar um comentário