A importância de se trabalhar os dorsais
Algumas pessoas, principalmente aquelas iniciantes na musculação, dão muita atenção para o desenvolvimento dos braços, ombros, e acabam “ignorando” o tronco.
Os feixes e os músculos abdominais e dorsais do tronco são os responsáveis pela rigidez e potência nos treinos. Por este motivo, caso seja aluno iniciante, tenha como prioridade em seu treino exercícios para o tronco e não apenas para os braços.
Como conseqüência de um tronco mal desenvolvido, podemos citar fraqueza dos sistemas de apoio, que não estarão fortalecidos o suficiente para suportar um trabalho mais pesado, caso a intenção seja um trabalho de hipertrofia.
Os músculos abdominais, lombares e da coluna vertebral devem merecer atenção especia e serem exercitados de maneira global.
Sugestões:
-Faça séries para os músculos abdominais pelo menos 3 x na semana em dia intercalados;
-Procure fazer exercícios em ritmo lento e concentrado;
-Expire na subida e inspire na descida;
-Se você está começando, procure fazer exercícios para lombar I sem peso, aos poucos vá adicionando
-Se na sua academia não tem máquina para lombar, faça no chão mesmo o exercício de extensão do tronco. Deitado com a barriga para baixo no colchonete, eleve o tronco com os braços flexionados e apoiados atrás da nuca. Segure no topo e conte até três e volte lentamente.
-Não arqueie o corpo pra cima além do normal. Isso pode acarretar em compressão das vértebras espinais.
-Os exercícios de remada também fortalecem a região, além de outros que trabalham os dorsais.
Comentários
Postar um comentário