O risco do excesso de carboidratos no organismo



Quem nunca sentiu aquela enorme indisposição após uma refeição, aquele sono extremo após o almoço e a sensação desconfortável de estufamento estomacal...
O que nem todos sabem é que toda essa reação do organismo está diretamente ligada ao excesso de carboidratos ingeridos na alimentação. Repare a diferença entre um almoço que contenha lasanha ou nhoque, arroz, purê... e um outro prato rico em saladas, ovos...
Alimentos que contém farináceos e batata possuem alto teor de carboidrato, macromolécula que em excesso prejudica importantes órgãos que exercem funções imprescindíveis ao organismo.
Entenda como ocorre os danos ao organismo:
Todo carboidrato ingerido é tranformado em glicose no fígado, onde é estocada. A glicose é utilizada pelo organismo como energia, principalmente ao Sistema Nervoso Central. Um exemplo: quando ficamos muito tempo sem comer, começamos a ter tontura e tremura. É o SNC nos dizendo que algo está faltando, que ele precisa rapidamente daquela energia para continuar trabalhando.
Conforme o organismo necessita, o fígado vai liberando essa glicose. Para que essa glicose se transforme em energia, ela precisa entrar nas células, com o auxílio de um hormônio fabricado pelo pâncreas chamado: insulina. A insulina funciona como uma chave para a entrada da glicose na célula, ela estimula uma molécula que existe no citoplasma de todas as células, essa molécula então se gruda a membrana celular para absorver a glicose.
O que ocorre em indivídos portadores de diabetes é que o pâncreas não fabrica insulina, e assim a glicose não consegue entrar na célula ficando então na corrente sanguínea. Como na falta de glicose a nível celular não há energia, esses indivíduos necessitam de doses diárias de insulina injetável, para que esse metabolismo ocorra normalmente.
A diabetes tipo I é causada pelo consumo excessivo de carboidrato, pois de acordo com sua quantidade ingerida é que o pâncreas fabrica a insulina, como o pâncreas é um órgão sensível, com o passar do tempo todo esse excesso causa uma sobrecarga muito grande, deixando ele de exercer sua função de produzir a insulina.
Fora a diabetes o excesso de carboidratos eleva também a fração ruim do colesterol, causa hipertensão e pode desencadear a asteroclerose (entupimento de vasos que se não tratada pode levar ao AVC e infarto cardíaco).
Jamais devemos eliminar totalmente os carboidratos de nossa alimentação, pois são importantes fontes de enrgia ao nosso organismo e específicos ao SNC, porém devemos evitar o consumo excessivo. Conheça alguns alimentos que contém importante quantidade dessa macromolécula:

Massas em geral (macarrão, lasanha, nhoque, purê), Batata e seus derivado (que também inclui as massas, o purê a a batata frita), os docês (barras de chocolate, leite achocolatado, pudim...), leite e seus derivado (manteiga, margarina, queijo), Arroz entra outros...

Portanto, esteja atento à quantidade diária de carboidrato que você ingere. 

Comentários

Postagens mais visitadas