Suplemento uma Força Extra


Para ganhar massa muscular, através de uma boa alimentação, é necessário que a estratégia alimentar adotada forneça tal objetivo, sem esquecer de que essa boa alimentação deve ser seguida de um bom e intenso programa de treino, pois o único lugar em que resultado vem antes de treino é no dicionário. Não há poção mágica, muito meos pílulas milagrosas que irão eliminar sua gordura e trocá-la por músculos densos e definidos. Aliando alguns suplementos ao seu programa nutricional você terá uma estratégia melhorada e aumentará suas chances de obter progresso no seu desenvolvimento físico. Será que existem suplementos realmente capazes de aumentar a massa muscular sem efeitos colaterais ao organismo? A resposta é  sim.
Declarando que suplementos são efetivos eu posso estar condenando-me a reacender a velha fogueira da santa iquisição, pois infelizmente ainda é grande o número de profissionais da saúde em diversas áreas que condenam veemente o uso de suplementos alimentares. Lembro-me claramente de um dia em que minha mãe chamou-me para assistir um programa de tv que falaria sobre anabolizantes que segundo ela eram ”essas coisas que você toma” e eu já de cara falei pra ela que não tomava isso e sim usava suplementos. Me dei mal, muito mal. A reportagem mostrou os tais anabolizantes em prateleiras uma lija de suplementos alimentares repleta de aminoácidos e potes de shakes.
Ferração total pro meu lado ”Viu só , Eu disse que eram essas coisas que tu toma. Agora tu vai parar com isso. O doutor disse que dá câncer, fica impotente e perde o cabelo. Tu quer isso pra tí? disse minha mãe.
Por semanas meus suplementos ficaram a beira da lata de lixo, mais eu consegui resistir e defender meu direito de usar o que considerava bom para meu corpo. Se existisse internet naquela época a resposta à emissora de tv seria imediata. Como sou velho, faz tempo isso. Há poucas semanas atrás, decidi assitir a outro programa falando sobre o mesmo assunto – os temidosanabolizantes e o que apareceu na chamada? OS suplementos. E o pior de tudo é escutar profissionais falando que suplemento é perigoso e pode conter anabolizantes. O arroz é anabolizante, o feijão é anabolizante, o chuchu é anabolizante, a carne é anabolizante, santa batata doce é anabolizante, a carne de frango é muito anabolizantes. Tudo é anabolizante, pois seus compostos estão diretamente ligados com s sintese de proteínas de nosso organismo e se há sintese, há anabolismo! é anabolizante! então tudo o que você come é anabolizante? Correto. Então, anabolizante é uma coisa e esteróide é outra coisa. Existe algo que pode promover em seu organismo efeitos similares aos dos aos dos esteróides anabólicos, porém, sem os temidos efeitos colaterais. Seria tal uma fórmula mágica?, porção milagrosa?
O que promove tais efeitos são chamados de BCAA’s ou Branched Chain Amino Acids ou ACR’S – aminoácidos de cadeia ramificada. Estes aminoácidos são assim chamados devido à sua estrututa molecular – o tradicional grupo amino em uma extremidade e um grupo ácido na outra com diversas ramificações laterais ligadas a cadeia básica. BCAA’a são aminoácidos essenciais, ou seja, não podem ser sintetizadospelo nosso organismo e necessitam de suprimento através da dieta. São elementos ricos em energia sendo produtores de quantidades significantes de biogenética (ATP). Para você ter uma ideia, a quantidade de bioenergia produzida pela conversão de uma molécula de L-Leucina é praticamente a mesma quantidade de bioenergia fornecida por uma molécula de glicose. Para nós, quetemos ferro de anilha derretida correndo em nossas veias paralelamente ao nosso sangue, é uma felicidade saber que o tecido muscular é voraz por BCAA’s, pois quando ingerimos uma refeição, nosso organismo capta mais rapidamente os BCAA’s e posteriormente a L-Glutamina – sorte que meu shake pós treino contém tudo isso, e o seu? Após treino, nossos músculos estão famintos por elementos como BCAA’s e L-Glutamina e são grandes contribuintes do aumento total de aminoácidos dentro do músculo. Nossos músculos são tão vorazes por estes aminoácidos que em certas ocasiões, como após um árduo treino de pernas, eles podem auxiliar o músculo no processo de síntese de outros aminoácidos necessários para estabelecer o anabolismo, e essa é uma função similar a dos esteróides anabólicos androgênicos, porém, de maneira segura e sem riscos a saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas