Indivíduos hipertensos podem praticar musculação?




Este tema é um tanto controverso nos dias atuais. Médicos e professores de educação física condenaram por muitos anos a prática da musculação por indivíduos hipertensos. Porém, uma série de estudos científicos atuais têm mostrado outra realidade e que a musculação pode sim ser praticada por indivíduos hipertensos.
Entretanto, alguns aspectos precisam ser levados em conta no momento de seguir um programa de musculação.

Após a realização de qualquer atividade física existe um efeito denominado “Hipotensão”. O termo é utilizado quando se tem uma diminuição da pressão arterial. A maioria dos estudos confirmam que exercícios aeróbios de intensidade leve a moderada provocam maior efeito hipotensor quando comparados à musculação. Mas, vale ressaltar notória dimunuição da pressão arterial também decorrente da prática de um treino de musculação. Além disso, a musculação de intensidade moderada pode provocar uma maior hipotensão quando comparada à exercícios de alta intensidade.

Existe uma probabilidade de que indivíduos hipertensos corram mais riscos quando são submetidos a exercícios intensos (quando busca trabalhar com cargas e zona cardíaca além das recomendadas pelo profissional) e por este motivo é extremamente desaconselhável a prática de musculação.

Um estudo recente, realizado por nosso grupo de mestrado em uma academia, demonstrou que exercícios aeróbios quando combinados com musculação, ambos em intensidades moderadas, provocam significativa redução na pressão arterial após um período de 10 semanas de treinamento em idosos. Outro resultado importante deste estudo consistiu no aumento da força e flexibilidade musculares.

Como conclusão, podemos perceber que a musculação pode ser sim uma importante aliada àqueles indivíduos com hipertensão arterial e que buscam mais qualidade de vida, desde que praticada conforme citado: em intensidade moderada e de preferência associada à exercícios aeróbios de intensidade semelhante.

Comentários

Postagens mais visitadas